Morar e estudar fora Sobre lugares

Visto de “busca de emprego” na Holanda

Você já ouviu falar no Zoekjaar Visa, Orientation visa ou Search year visa aqui na Holanda?

Ele é um visto disponível para pessoas que são altamente qualificadas e desejam vir para a Holanda por um período de 12 meses enquanto buscam por oportunidades de emprego. Você não precisa ser contratado por uma empresa antes da sua mudança, não precisa ter um sponsor e não precisa ter cidadania europeia. E atenção! Você não precisa necessariamente ter estudado na Holanda anteriormente. Continue lendo aqui para saber mais!

Quando o assunto é migrar para Europa, quem tem passaporte europeu é rei ou rainha. Mas como grande parte dos brasileiros, eu não tenho antescendentes próximos que vieram do velho continente. Inclusive, o privilégio por si só de poder ter múltiplas nacionalidades podia ser motivo de um post separado.

Desde que me formei na faculdade, sabia que queria voltar à morar em algum país europeu, mesmo sabendo que seria difícil. No meu caso, acabei vindo para estudar um programa de Mestrado com um visto de estudante. Na maioria dos países da Europa, depois que você se forma, você precisa deixar o país após o fim do visto de estudante. Mas na Holanda – e em alguns outros países – você tem a chance de continuar no país para buscar emprego.

Depois de receber muitas perguntas sobre esse visto, revolvi escrever uma série de posts “Search Year Visa”. Esse é o primeiro deles, explicando de uma maneira mais geral quem pode aplicar e porque. Se ainda assim tiver dúvidas, fique de olho que vou postar mais posts explicando sobre ele.

Por que aplicar para esse visto?

O Search Year Visa te dá a oportunidade de morar e trabalhar na Holanda livremente por um período de 1 ano. Esse viso é ideal para quem tem qualificações acadêmicas avançadas, mas não possui passaporte europeu. Com esse visto, você pode desfrutar de todos os serviços públicos da Holanda – incluindo auxílio de moradia, de filhos e de saúde, seguro desemprego, entre outros.

Esse é também um dos poucos vistos que não exigem que você comprove sua renda para se sustentar no país. Você não precisa ter dinheiro guardado para vir para a Holanda – apesar de não recomendado. Você pode literalmente vir de mala e cuia e tentar a sorte.

Outra vantagem é que você concorre para qualquer vaga de emprego normalmente. Como é muito custoso para uma empresa ou organização contratar estrangeiros, muitos contratantes colocam na descrição da vaga que apenas pessoas com direito de trabalhar na Holanda podem aplicar. Sem ter passaporte europeu, você normalmente não seria nem considerado, mas tendo esse visto, você se torna elegível para qualquer vaga dentro do período de validade do seu visto.

Caso você seja contratado e a empresa queira que você continue trabalhando lá, o processo deles aplicarem para o seu visto de trabalho é muito mais simples, rápido e barato do que se você estivesse no Brasil. Como você já mora na Holanda, a facilidade de ser efetivado é muito maior.

Quem pode aplicar para esse visto?

Você é elegível para esse visto se, nos últimos 3 anos:

  • Cursou pelo menos 1 ano da graduação ou mestrado na Holanda
  • Completou 1 ano acadêmico de um pós-Mestrado na Holanda
  • Possui um diploma de Mestrado de um dos cursos Erasmus Mundus
  • Possui o diploma de Mestrado ou Doutorado de uma das TOP 200 instituições de ensino no mundo

Como saber se sua universidade é compatível? Clique em um desses 3 links para descobrir se ela está listada no momento da sua application: link 1, link 2 ou link 3.

OBS: De todas as Universidades brasileiras, apenas a USP está listada como número 116 no momento em que escrevo esse post (Maio de 2020). Mas esse ranking muda regularmente. Cheque essa lista no momento em que for dar a entrada no visto. 

Quanto custa esse visto?

A taxa que deve ser paga ao IND – instituição de imigração holandesa – para processar o seu visto é de 174 euros.
Ele costumava custar mais de 600 euros há poucos anos atrás e, em pouco tempo, teve duas reduções de valor chegando à esse citado. A Holanda tem buscado atrair pessoas altamente qualificadas para trabalhar no país.

Como é o processo de application?

Isso depende de em qual das duas situações você se encaixa: se você já mora na Holanda ou se mora em algum outro país. De acordo com o site da imigração dos Países Baixos:

Para você que já mora na Holanda, o processo é mais fácil e pode ser feito todo online. Como você já possui o BSN, que é como o seu CPF holandês, tudo se torna mais fácil. Você não precisa aplicar para o MVV e a resposta costuma sair em poucas semanas. É só clicar nesse link e seguir o passo a passo da imigração holandesa.

Se você mora fora da Holanda, terá que ir aplicar no consulado mais próximo de você. No meu caso, eu moro na capital do Rio e precisei ir ao consulado em São Paulo duas vezes: uma para coletar as digitais e entregar documentos e outra para pegar o passaporte com o adesivo depois da resposta positiva. O IND pode levar até 90 dias para tomar uma decisão sobre sua application.

No seu passaporte, você terá um adesivo com o visto chamado MVV – um visto que vale somente para você entrar no país. Mesmo que brasileiros possam entrar na Holanda sem visto para fazer turismo, nesse caso, você não poderá entrar como turista.

Depois, estando dentro da Holanda, você poderá coletar seu cartão de residência nas primeiras semanas da sua estadia. Com esse documento em mãos, você está livre para morar e trabalhar no país, tendo acesso à todos os serviços públicos que o país tem a oferecer.

Resumindo o processo:

  1. Agende sua visita ao consulado
  2. Pague a taxa ao IND
  3. Envie os documentos por correio
  4. Aguarde a resposta por até 90 dias
  5. Busque seu passaporte no consulado
  6. Arrume suas malas e boa sorte!

 

Dica: Sempre gosto de frisar que o post é apenas a minha experiência com o processo do visto. Eu sempre recomendo que você entre em contato com o consulado ou IND para tirar suas dúvidas. Os processos podem ser inconsistentes de um consulado pro outro e as regras podem mudar ao decorrer do tempo. Não tenha medo de pegar o telefone e ligar para obter as informações mais precisas e atualizadas!

Clique aqui para ler a página no site do IND com todas as informações sobre esse visto (em inglês).

____

No próximo post da série “Search Year Visa”, vou explicar mais sobre o processo de application em detalhes.

Gostaram de saber sobre esse visto? O que mais vocês gostariam que eu explicasse por aqui sobre ele?

Deixem comentários aqui ou no Instagram @BlogOnceUponATrip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *